Troca de número de celular: Criminosos se passam por funcionários da Anatel

 



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alertou sobre golpes em que criminosos usam o nome da agência em ligações para induzir as pessoas a trocar de operadora de telefonia. O golpe envolve nomes de diversas operadoras, entre elas Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo.  


 Segundo o g1, a Anatel pediu explicações às empresas envolvidas e disse que poderá tomar medidas nos termos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).  


O golpe: 


Usuários de redes sociais relataram receber ligações de pessoas  se passando por funcionários da Anatel.   Tal relato se tornou viral. 


Os clientes da Oi descreveram sua experiência como alvo de tentativa de fraude.   Depois de entrar em contato com a operadora para resolver um problema sério de Internet, o cliente começou a receber uma série de ligações  de um número desconhecido alegando que havia um problema de rede em sua área para verificar se o problema havia sido resolvido.    


A Anatel orienta os consumidores a utilizarem os canais de atendimento da agência, como o aplicativo Anatel Consumidor, o site gov.br/anatel/consumidor ou o telefone 1331, para orientação sobre  tentativas de fraude ou para registrar denúncia. As agências são incentivadas a entrar em contato conosco sobre esses casos e tomar as medidas necessárias.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem