O jogo decisivo foi Náutico 2 x 1 Brusque, realizado no Estádio dos Aflitos, em Recife, pela última rodada do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2025.
Resumo da Partida:
* 1º Tempo (Domínio do Náutico):
* O Náutico, jogando em casa e com o apoio da torcida, foi mais incisivo e criou as melhores chances.
* A pressão do Timbu resultou no primeiro gol aos 32 minutos, marcado por Hélio Borges, após uma jogada trabalhada e um rebote do goleiro do Brusque. O placar foi para o intervalo em 1 a 0.
* 2º Tempo (Emoção e Decisão):
* No segundo tempo, o Brusque chegou ao empate de forma inusitada: aos 29 minutos, o zagueiro Mateus Silva (do Brusque) marcou um gol contra (ou o gol foi creditado contra, dependendo da fonte). O placar ficou 1 a 1.
* O jogo se encaminhava para o final com um empate que eliminaria o Náutico, mas o herói da noite apareceu. Aos 41 minutos, o árbitro marcou um pênalti a favor do Náutico.
* Paulo Sérgio, que havia saído do banco, converteu a cobrança e fez o gol da vitória: 2 a 1 para o Timbu.
* Cenário do Acesso:
* A vitória só garantia o acesso se, no outro jogo do grupo, o Guarani perdesse para a Ponte Preta.
* Com a vitória da Ponte Preta sobre o Guarani no clássico campineiro, a vitória do Náutico nos Aflitos selou a classificação e o acesso do Náutico para a Série B de 2026.
A partida foi um verdadeiro drama, decidida nos minutos finais e com a combinação de resultados necessária para a volta do Náutico à Segunda Divisão.
