Começou a partir desta quarta-feira (01/10) para usuários do aplicativo de pagamentos mais utilizado no país o “botão de contestação do Pix” é a forma como o Banco Central (BC) chama a funcionalidade de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que foi aprimorada para ser mais rápida e fácil de usar.
Como funciona o Botão de Contestação (MED)
O principal objetivo dessa ferramenta é facilitar a devolução de valores para vítimas de fraude, golpe ou coerção no Pix.
* Onde encontrar: O botão pode ser acionado diretamente no aplicativo da sua instituição financeira (o banco onde você tem a conta e de onde saiu o Pix fraudulento).
O processo passa a ser 100% digital.
* Quando usar: Ele é específico para casos de:
* Fraude
* Golpe
* Coerção
* Não se aplica a casos de arrependimento, desacordos comerciais ou erro de digitação de chave.
* O que acontece ao contestar:
* A informação é instantaneamente repassada ao banco do golpista.
* O banco do golpista deve bloquear os recursos em sua conta (total ou parcialmente), caso ainda existam.
* Ambos os bancos têm até 7 dias para analisar a contestação.
* Se for confirmado que se trata de um golpe/fraude, a devolução é efetuada para a conta da vítima em até 11 dias após a contestação.
O BC implementou essa funcionalidade para dar mais agilidade ao processo, aumentando a chance de o dinheiro ser bloqueado na conta do fraudador antes que ele consiga sacar ou transferir os valores.
Se você foi vítima de um golpe, procure imediatamente o aplicativo do seu banco e localize a opção de contestação ou o MED para iniciar o processo.
