Santa Cruz do Capibaribe é a campeã do Brasil em Sustentabilidade no Prêmio Band Cidades Excelentes 2023



 Santa Cruz do Capibaribe conquistou o 1º lugar do Brasil no quesito Sustentabilidade do Prêmio Band Cidades Excelentes, na noite desta sexta-feira (11). A premiação é conhecida como o Oscar da Gestão Pública e incentiva as boas práticas dos municípios brasileiros. Santa Cruz obteve a nota 82,18 e entre os concorrentes dos municípios de Dois Vizinhos- PR e Campo Bom-RS, foi o grande vencedor. 

 
A iniciativa do prêmio é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, direcionado a todas as cidades do país. O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, esteve na cerimônia de premiação que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília e falou sobre o sentimento de levar para casa um prêmio nacional. 

“O Prêmio Band Cidades Excelentes é nosso. Muito orgulho. Primeiramente agradecer a Deus, pela oportunidade que Ele tem nos dado de gerir essa cidade, segundo agradecer a nossa equipe, porque sem eles a gente não poderia fazer nada. Agradecer ao IMOA, ao Banco do Nordeste, pelo programa Gerando Renda, que também tem parte muito importante nesse projeto aqui. E agradecer também a uma pessoa especial que não tá mais aqui, mas eu dedico a ele isso aqui, é meu pai, Fernando Aragão. Pai é para o senhor. Tenho certeza que se o senhor estivesse aqui o senhor estaria muito feliz, destacou o gestor. 

A avaliação do prêmio foi feita a partir da ferramenta de Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), desenvolvida pelo Instituto Aquila. Criada através de Inteligência Artificial, a ferramenta consolida o resultado de 67 indicadores em uma única nota final. Os indicadores são constituídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. 

No dia 05 de dezembro o município já havia recebido o prêmio estadual em Sustentabilidade na TV Tribuna, no Recife. Essa é a terceira edição do prêmio. A cerimônia nacional foi transmitida ao vivo no canal do YouTube BandJornalismo e passará na Tv Bandeirantes no dia 17 de dezembro. 

Estiveram presentes na cerimônia de premiação o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, o presidente da BAND João Saad, além de gestores municipais de todas as regiões do país.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem