Lamentações misturadas com nostalgia nas redes sociais são a tônica da edição 2025 da Festa de Setembro em Santa Cruz do Capibaribe; “A festa de era tradição, hoje é obrigação” escreveu uma internauta, “Graças a Deus os parques estão chegando, pois são ainda um dos grandes elementos que ainda resiste a nossa festa de setembro” postou outro.
Há quase 20 anos que resido em Santa a Cruz do Capibaribe pude vivenciar a magia, a devoção e a força da Festa dos Padroeiros de São Miguel e Bom Jesus dos Aflitos, era lindo vê a avenida Padre Zuzinha se iluminar, colorir e superlotar com a festa religiosa, os parques e show gratuitos com atrações de renome que deixavam o público com gostinho de quero mais já projetando o ano seguinte.
Começo do fim:
De alguns anos pra cá o que todos vem percebido são justificativas que, tentam “convencer sem convencer” pois, grosso modo, nos dá a sensação que é pura má vontade por parte da prefeitura que era ou é que sempre foi a responsável pela organização dos shows gratuitos.
Justificativas de não ter festa profana”;
*A primeira que a paróquia não era de acordo que grandes festas acontecessem junto da festa religiosa. Muito se falou com religioso e profano não era pra estar juntos,.
* A prefeitura por sua vez disse que esse não terá festa “profana” indo na contramão de sua promessa de campanha. assim foi apenas disponibilizando os parques de diversões
O que restou:
Atividades religiosos, culturais gastronômicas seguem mantendo a tradição, o que é bom. Mas que é importante pontuar que são eventos que seguem acontecendo graças a entidades que fazem questão de se mobilizar e de estarem no contexto do evento.
Início do fim:
Mas sabe, a festa era: “a festa” com grades shows com artistas de renome, isso mobilizava a cidade o ânimo das pessoas que ir até o comércio comprar sua roupa, cosmético
Coincidência ou não o que vemos atualmente é um esvaziamento, na avenida Padre Zuzinha, tínhamos uma festa que fazia parte do calendário anual do santa-cruzense, que vai ficando enfraquecida, colaborando com triste fim de uma linda festa tradicional.
