Na manhã desta terça-feira (15), ocorreram quedas de energia em diversos estados do Brasil. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), acidentes na rede operacional do Sistema Nacional de Interligação (SIN) resultaram em interrupção de carga de 16 mil MW nos estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
Segundo a agência, o motim começou às 8h31, após a abertura da linha de conexão intercoreana. A causa do incidente ainda está sob investigação. A reconstrução começou em todas as regiões e, às 9h16, 6.000 MW já haviam sido reconstruídos, informou o ONS. Sandoval Feitosa, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), disse que os apagões foram "enormes" e afetaram pelo menos quatro regiões do país.
Ele informou que o apagão afetou as regiões Norte e Nordeste, além de "algumas áreas" no Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o diretor, o Ministério de Minas e Energia formará imediatamente uma força-tarefa para apurar a causa do apagão.
A Enel informou que algumas cargas foram suspensas nesta manhã nos estados do Rio, Ceará e São Paulo devido ao funcionamento do Regime Regional de Assistência ao Frete (Erac). Segundo a empresa, o fornecimento de energia está sendo restabelecido gradativamente após o licenciamento do ONS.
A Energisa também reportou ocorrências externas relacionadas ao SIN que afetaram o abastecimento de energia em diversas regiões do país. A CNN entrou em contato com a Associação Brasileira de Distribuição Elétrica (Abradee) e aguarda resposta.
Postar um comentário