Setembro Amarelo: Câmara de Vereadores promove hoje bate-papo sobre saúde mental

 

Câmara e sociedade discutem saúde mental

Idealizado para promover o diálogo entre o Legislativo Municipal, especialistas e a sociedade, o programa busca contribuir com a construção de políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades reais da comunidade. 


O presidente da Casa, Augusto Maia (MDB), destacou a proposta do bate-papo como um importante instrumento de escuta e participação popular. “Acredito que quando discutimos o aprimoramento de políticas públicas, a exemplo das voltadas à saúde mental, a participação da população é primordial e esse momento de bate-papo permite esse diálogo aberto,” frisa o presidente.


Entre os participantes desta edição, estão o vereador Emanuel Ramos (PSD), idealizador do projeto “Você não está sozinho”, que visita escolas da rede estadual discutindo formas de enfrentamento a depressão e a ansiedade através da prática de esportes e da escuta especializada; e a vereadora Jéssyca Cavalcanti (AVANTE), autora, dentre outras matérias, do Projeto de Lei nº 23/2025, que trata da instituição de políticas públicas voltadas à promoção da saúde mental no município.


A roda de conversa contará ainda com a presença de especialistas que trarão contribuições técnicas e práticas ao debate. O psicólogo Henrique Eduardo fará uma exposição com o tema “Ninguém alcança nossa dor, a não ser que a digamos”, destacando a importância de reconhecer e verbalizar o sofrimento psíquico. Já o educador físico Adriomar Lima abordará os benefícios da prática de atividades físicas na redução dos sintomas de ansiedade e depressão.


O bate-papo será enriquecido com a participação dos alunos da EREM José Francelino Aragão, que terão um espaço aberto para perguntas e interações com os convidados.


*CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA* 


Formado exclusivamente por voluntários, o CVV oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente. Quem nos procura, normalmente está se sentido solitário ou precisa conversar de forma sigilosa, sem julgamentos, críticas ou comparações.


O atendimento é realizado pelo telefone 188 (24 horas por dia e sem custo de ligação), chat, e-mail e pessoalmente em alguns endereços.


O CVV é uma entidade nacional fundada em 1962, financeira e ideologicamente independente. Sem viés religioso, político-partidário ou empresarial.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem