Com mais de 100 anos no ar Super Rádio Clube de Pernambuco vai desligar seus transmissores



No  dia 7 de novembro, para ser mais exato, dia em que comemoramos o Dia dos Radiadialistas, a  emissora de rádio mais antiga do Brasil anunciou que encerrará suas atividades. A Rádio Clube AM, que tem sede em Recife e opera na faixa de 720 kHz, deixará de transmitir  um mês depois, no  dia 7 de dezembro.  


O jornalista Wellington Araújo, funcionário da Rádio Clube, postou em suas redes sociais: "A Rádio Clube de Pernambuco AM acaba de anunciar que encerrará suas atividades no dia 7 de dezembro. O futebol acabou e o time foi dissolvido. AM 720, fechado", escreveu Wellington. história  O Rádio Clube foi fundado em 6 de abril de 1919 pelo radialista Antônio Joaquim Pereira, que lançou sua primeira transmissão oficial a partir de um estúdio temporário no Recife.  


Em 1931, o chamado Rádio Clube de Pernambuco foi o primeiro a transmitir ao vivo uma partida de futebol no Nordeste. Em 1952 passou a fazer parte dos Diários Associados Assis Chateaubriand. A Rádio Clube é uma das maiores emissoras de rádio do Brasil, com mais de 2.000 ouvintes, durante a chamada Era de Ouro do rádio brasileiro. Em 2021, o Rádio Clube AM é considerado patrimônio cultural e imaterial do Recife. A força atual da programação de rádio é a  transmissão esportiva.


Uma notícia lamentável para nós amantes do rádio, eu que desde jovem aprendi a ouvir essa emissora graças ao  meu pai que era fã da mesma, que fazia questão de nos acordar, todos dias, não poupava volume do receptor de nossa residência para se informar, éramos despertados para um novo dia ao som em altos decibéis ao som da Super Rádio Clube de Pernambuco. Se esse for realmente o futuro da "canhão do Nordeste" vai ficar apenas as boas lembranças para todos os fãs.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem