Voz feminina conquista mais votos em campanhas políticas. Diz pesquisa


Uma pesquisa feita com eleitores nos EUA sobre o que eles acham dos anúncios dos candidatos mostra que o gênero da voz é capaz de influenciar seu voto. E, apesar de a voz masculina ser a mais usada em campanhas, a voz feminina é considerada mais eficiente para convencer eleitores em certos contextos.

A pesquisa feita pela Universidade de Albany, em Nova York, reuniu dados de entrevistas feitas com 80 mil pessoas para avaliar a credibilidade das propagandas políticas. Os entrevistados listaram os temas que aparecem nas campanhas políticas em ordem de importância e os relacionaram com o gênero das vozes, sinalizando o quão confiáveis elas eram.  

A voz masculina seria mais assertiva, e o feminino, mais passional. Assim, há predomínio da voz masculina em anúncios sobre segurança, economia e política externa, enquanto a voz feminina está presente em assuntos como educação.

As vozes masculina e feminina são também vistas como confiáveis quando utilizadas de acordo com o estereótipo a que estão associadas. Segundo Patricia Strach, uma das autoras da pesquisa, a voz das mulheres é mais utilizada em anúncios nos quais se faz comparações entre candidatos e em temas negativos. A explicação estaria no fato da voz feminina suavizar esses discursos, deixando eles mais aceitáveis.

As pesquisas também indicam que as vozes femininas são mais eficazes em contextos neutros e podem ser utilizadas por candidatos homens e conservadores com o objetivo de ampliar seu eleitorado. Nestes casos ela ainda é pouco empregada, aparecendo em cerca de metade do espaço destinado à voz masculina. "É um paradoxo estranho", diz Strach, sobre a maior presença masculina nas propagandas e a efetividade maior da voz feminina em determinados contextos.

O predomínio da voz masculina estaria ligado a um aspecto cultural não só dos EUA, mas também do Brasil e de diversos outros países.Contudo, para o especialista, isso tende a mudar.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem