Ibope será obrigado explicar critérios de medição de audiência na TV


"Li este artigo ontem (31 março), no programa de rádio que apresento, achei bem interessante, acredito que tirará muitas dúvidas, inclusive a minha, quanto a disparidade de pontos da Globo em relação as demais concorrentes, afinal a Tv no Brasil está em alguns momentos muito parecida uma emissora com a outra. será um importante passo para sabermos se de fato a Tv Globo é ou não lider absoluta."
 
O SBT venceu o Ibope na Justiça após 14 anos de disputa e conseguiu fazer com que a empresa revele dados confidenciais da metodologia de medição de audiência.

A decisão se refere à ferramenta ‘minuto a minuto’, questionada pela emissora em 2001. Na época, a atitude do SBT rendeu uma suspensão de 24 horas sem acesso ao serviço porque o Ibope considerou que houve violação das regras de divulgação dos números.

Nota do Ibope:
“O Ibope Media esclarece que, em fevereiro de 2015, o STJ proferiu sentença definitiva em um processo movido em 2001 pelo SBT, no qual a emissora buscava uma indenização por descumprimento contratual. O pedido foi rejeitado pela Justiça, que apenas determinou que o Ibope Media divulgue ao SBT sua metodologia de medição de audiência de televisão, já de amplo conhecimento do mercado e principalmente dos clientes. A decisão, na prática, não implica qualquer mudança na conduta já adotada pelo Ibope Media. Além disso, não é de aplicação imediata, pois depende do retorno do processo para o juízo de origem para determinação do cumprimento da sentença. O Ibope Media reforça que seus processos metodológicos são validados pela Comissão ABAP-Redes e auditados anualmente pela E&Y – Ernst & Young, que segue padrões internacionais de qualidade na medição de audiência de televisão”.


Fonte: Notícias da TV

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