Rádio fechada para balanço


Fiquei surpreso com uma notícia a respeito de uma das mais tradicionais rádios da mata norte de Pernambuco. Trata-se da Rádio Princesa Serrana, de Timbaúba (AM 1000 kw), emissora com quase 30 anos no ar, vem passando um perrengue danado, recebi ontem uma ligação um colega que informou que houve, a cerca de uma semana, uma "debandada" geral dos locutores, não foi explicado todos os reais motivos, mas um dos mais agravantes foi a respeito de salários, os poucos funcionários da emissora, isso mesmo, os poucos, apesar de ter toda sua grade preenchida, a Princesa 1000, há muito tempo trabalha com sistema de cotas, onde alguns comunicadores vendem espaços publicitários e paga a rádio pelo uso do horário. 

Porém o que ocasionou a saída em massa dos profissionais, segundo relato dos radialistas, foi a pressão da  direção que nos últimos dias vem impondo resultados, cobranças por vendas e aumento de faturamento, algo quase impossível, pois além de vender o profissional da AM 1000 tem que ter o cuidado de dá suporte ao investidor/anunciante para mantê-lo, sem falar das mudanças repentinas da direção de acordos comerciais, já fechados com  anunciantes, uma situação que tornou insustentável a permanência de muitos. 

Esses profissionais juntos com seus patrocinadores, migraram para rádio Comuntária "A voz do Povo" (FM 87,9), emissora que comecei minha profissão, que viveu há 10 anos, em seu início de operação grande ápice na radiodifusão timbaubense, com profissionais como: Ciro Carvalho, Nivaldo Feliciano, José carlos Araújo (in memoriam) Gibson Ricardo (Rick banana), Guto Brandão, Jobson Wagner e que atualmente estava quase se tornando um robô, devida a falta de profissionais para preencher sua grade. O que estava sendo levado ao ar só músicas e veiculação de apoios culturais. Só tinha na maioria da programação  automatizada por  ZaraRádio e um operador de áudio.

A Princesa Serrana (AM 1000) por enquanto, apenas vem tocando músicas, com poucas inserções comerciais, apenas o playlist e a programação intercaladas, em sua maioria com chamadas promocionais da própria emissora. é possível visualizar que de fato nenhum locutor está utilizando os microfones (veja estúdio da rádio http://www.princesaserrana.com.br/showdamanha/webtv.php)

Desejamos boa sorte aos colegas na nova fase, e que a mentalidade de diretores de rádios em Timbáuba melhorem, que seja respeitado todos os direitos dos colaboradores, afinal rádio e radialistas deve estar em perfeita sintonia. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem