I.A. Monitora quem não usa cinto

Câmeras do IA nada escapa de multas


Em uma iniciativa inovadora, a fiscalização de trânsito no interior paulista está utilizando câmeras com inteligência artificial (IA) para multar motoristas que não usam o cinto de segurança. A tecnologia, que opera de forma automática, consegue identificar a infração com alta precisão, gerando uma autuação sem a necessidade de um agente de trânsito em campo no momento exato.


Como a tecnologia funciona Em uma iniciativa inovadora, a fiscalização de trânsito no interior paulista está utilizando câmeras com inteligência artificial (IA) para multar motoristas que não usam o cinto de segurança. A tecnologia, que opera de forma automática, consegue identificar a infração com alta precisão, gerando uma autuação sem a necessidade de um agente de trânsito em campo no momento exato.


Como a tecnologia funciona?


O sistema é composto por câmeras instaladas em pontos estratégicos das vias. Elas capturam imagens dos veículos em movimento e, em seguida, a inteligência artificial analisa essas imagens. O algoritmo é treinado para reconhecer se os ocupantes dos bancos da frente e de trás estão usando o cinto de segurança. Ao detectar a ausência do cinto, o sistema registra a infração e envia os dados para a emissão da multa.


Onde a tecnologia está sendo usada?


O uso da IA para fiscalização de trânsito começou a ser implementado em algumas cidades do interior de São Paulo, como Campinas. O objetivo é expandir a tecnologia para outras regiões e, futuramente, para todo o estado. Essa medida visa aumentar a segurança nas estradas e reduzir o número de acidentes.


A multa


A infração por não usar o cinto de segurança é considerada grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


A discussão sobre a legalidade da medida e a possibilidade de erro da tecnologia são temas de debate, mas a expectativa é que o uso da IA na fiscalização ajude a coibir as infrações e torne o trânsito mais seguro.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem