O artigo da CNN, com base em um levantamento da Scanntech, aponta que a imposição de uma tarifa de 50% pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras de café e carnes causou uma queda nos preços desses produtos no mercado interno.
A pesquisa, que analisou mais de 13,5 bilhões de transações em 60 mil pontos de venda, revelou que entre julho e agosto, houve uma diminuição nos preços de:
• Frango: queda de 5,7%
• Café: queda de 4,6%
• Carne suína: queda de 1,3%
• Carne bovina: queda de 0,8%
Causa e Consequência
De acordo com o CEO da Scanntech, Thomaz Machado, a medida norte-americana fez com que a produção que seria destinada à exportação fosse redirecionada para o mercado interno, aumentando a oferta. Com mais produtos disponíveis e sem um aumento proporcional na demanda, a lei de mercado faz com que os preços caiam.
Embora o consumidor sinta um alívio imediato no bolso, Machado alerta que essa situação gera preocupação para produtores e indústrias, que podem enfrentar perdas no longo prazo.
Futuro e Negociações
Os setores de café e carne do Brasil, representados por entidades como o Cecafé e a Abiec, estão buscando ativamente negociar com o governo dos Estados Unidos para reverter as tarifas. A estratégia é manter o diálogo com o Departamento de Estado norte-americano e o governo de Donald Trump para tentar retomar o fluxo comercial normal e evitar os impactos negativos para a cadeia produtiva brasileira.
Tags
Economia

