O primeiro pneu de bicicleta feito de nitinol, uma liga flexível de níquel e titânio desenvolvida pela NASA, está prestes a chegar ao mercado bom norte-americano. O produto chamado Metl muda de formato para resistir a condições adversas, como altas temperaturas, é à prova de furos e promete durar a vida toda.
Pelo menos essa é a promessa do fabricante The Smart Tire Company. Como funcionam os pneus de bicicleta “indestrutíveis” Cada pneu pesa 400g e vem com bobinas coloridas ou transparentes. Segundo a empresa, são “fáceis de instalar” em bicicletas de estrada normais. O fabricante afirma que, apesar da construção em liga metálica com memória de forma, o pneu ainda oferece aderência graças à sua banda de rodagem integrada, capaz de percorrer quase 13.000 km.
Qualquer substituição de pneu custa $ 10/pneu. A Smart Tire Company afirma que os pneus de bicicleta Metl proporcionam um “passeio leve e suave, com excelente manuseio e durabilidade”.
Quanto custa?
Atualmente, este pneu inovador é vendido apenas através da plataforma de crowdfunding Kickstarter e ainda não está disponível para venda a retalho. O par custa US$ 500 ou R$ 2.445 na cotação atual sem impostos.
De acordo com o TheVerge, o seu valor é quase dez vezes mais caro do que os pneus normais de bicicleta vendidos no mercado dos EUA. O produto também será oferecido como um pacote pré-montado em aros de alumínio ou carbono, caso em que os preços aumentarão em até US$ 1.300 e US$ 2.300, respectivamente.
As entregas estão previstas para começar apenas em junho de 2024. Dependendo dos resultados das campanhas de arrecadação de fundos, a The Smart Tire Company promete lançar mais versões do Metl em diferentes tamanhos, dimensões e larguras diferentes e também adequadas para e-bikes e bicicletas de montanha.
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