A privatização das rodovias volta a ser tema de debate no estado, embora a intenção não seja nova em Pernambuco. O novo governo de Pernambuco vai cobrar pedágios em algumas de suas rodovias estratégicas e pretendemos retomar a discussão sobre o assunto. Isso inclui rodovias estaduais e federais.
Este pacote inclui a BR-232, um eixo estruturado dentro de Pernambuco que fazia parte de estudos anteriores de privatizações do governo. Além disso, há a BR-104, corredor estratégico que corta o Agreste pernambucano, e a Rodovia Estadual PE-60, principal via de acesso ao litoral sul de Pernambuco, maior destino turístico do estado. Em entrevista ao Rádio Jornal, o secretário da Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Evandro Avelar, falou sobre a reabertura do estudo de concessão ao ser questionado sobre a solução mais eficaz e de longo prazo considerando a situação da malha viária.
Avelar chega a dizer que 60% da malha rodoviária de Pernambuco está em situação precária.
O secretário de Estado disse que o governo de Pernambuco sabe que não tem condições de fazer a manutenção e construção da rodovia, por isso quer colocar o estudo na mesa e discutir o processo com calma. Ele deu as BR 232 e 104
como exemplos.
“A BR-232 é um exemplo. Mais de 250 milhões de reais serão destinados à reabilitação dos 130 quilômetros entre Recife e Caruaru. Outro exemplo é a BR-104
com um trecho duplo incompleto em Toritama”, disse.
A BR-104 foi colocada na lista do governo do estado de Pernambuco devido à duplicação incompleta da rodovia em um trecho de cerca de sete quilômetros entre Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste.
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