O portal Terra anunciou, nesta quinta-feira (6), uma demissão em massa, desligando aproximadamente 60 jornalistas, 80% de sua equipe de reportagem. O diretor de conteúdo do site, Hélio Gomes, foi um dos que deixou a empresa na última segunda (3).
A empresa ainda anunciou o fechamento das sucursais de Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. A operação em Porto Alegre já havia sido consideravelmente diminuída em agosto do ano passado, quando o portal fechou sua redação em Porto Alegre. O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do RS (Sindppd/RS) aponta que entre 30 e 40 trabalhadores serão dispensados em Porto Alegre até o final da semana.
De acordo com nota do Sindppd/RS, os representantes do Terra justificam os cortes em razão da "necessidade de cessar algumas de suas atividades, a partir da mudança na estrutura de negócios".
De acordo com o Portal Imprensa, oito jornalistas seguem trabalhando no Terra, sediados em São Paulo. Eles deverão estar mais ligados com a redação do México, que produz conteúdo para toda a América Latina, e atuar mais focados em curadoria de conteúdo, promovendo o conteúdo de sites parceiros.
O portal Terra nasceu em 1996, em Porto Alegre, com o nome ZAZ. Criado pelo Grupo RBS, o portal foi vendido para o grupo Telefonica no ano 2000, passando a adotar a marca Terra. Por conta de sua relação estreia com o Rio Grande do Sul, o Terra é ainda hoje um dos portais mais acessados pelos gaúchos. Dede 2012 o Terra aparece como líder na categoria site de notícias na pesquisa Marcas de Quem Decide.
Postar um comentário