Nome da rádio, nome da música exibida visor de seu som . O RDS faz isso.


Conhecido popularmente como RDS, o Radio Data System é um sistema de transmissão de dados digitais usando pelas emissoras de rádio que operam em FM. O ouvinte que possui essa tecnologia em seu receptor pode receber mensagens de texto enviadas pela emissora sintonizada. Algumas rádios brasileiras, em especial as de São Paulo, utilizam o sistema para informar promoções, programação e também os nomes das músicas executadas naquele exato momento pela emissora.

O sistema é utilizado por muitas emissoras de rádio brasileiras, especialmente para a exibição do nome da emissora no visor do receptor do ouvinte. Aparelhos de rádio FM instalados em alguns carros e também rádios portáteis como celulares com FM dispõe dessa tecnologia de recepção RDS.

O sistema Radio Data System utiliza uma portadora secundária de 57 KHz para enviar dados à velocidade de 1187,5 bps. Os 57 KHz são a terceira harmônica da faixa de FM estéreo, por isso, não causam interferências com os canais de som. Trata-se de outro transmissor que pode não ser sintonizado a grandes distancias, ficando restrito apenas ao áudio da emissora. Conforme os obstáculos na região como relevo, outras torres transmissoras e prédios, a recepção pode ficar mais lenta ou embaralhada.

Existem vários sistemas diferenciados de RDS. As emissoras de rádio em FM precisam regularizar seu uso junto a Anatel, órgão que fiscaliza a radiodifusão brasileira. Alguns receptores presentes no mercado brasileiro possibilitam o acesso a todas as tecnologias presentes no sistema RDS.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem