Saiba como economizar combustível


Muitos brasileiros estão espantados com tantos aumentos consecutivos da gasolina só esse mês foram 11 aumentos, depois que Petrobrás anunciou a nova política de preços  que toma como base o mercado internacional. Nem mesmo os protesto de caminhoneiros nesta segunda (21) sensibilizou a estatal quis nem saber e anunciou mais um aumento, a empresa rebateu as criticas às altas constantes dos derivados a atribui as elevações de preços às oscilações do preço do barril do petróleo no mercado externo. Segundo a estatal, “os combustíveis derivados de petróleo são commodities e têm seus preços atrelados aos mercados internacionais, cujas cotações variam diariamente, para cima e para baixo”.

Mas o que fazer para economizar dinheiro ao abastecer?, bom mesmo com muitos carros serem flex (etanol e gasolina) não está compensando rodar com etanol, atualmente alguns postos até hoje(21) estão vendendo Etano R$ 3,28  e Gasolina R$ 4,29. 

Para descobrir se é mais vantagem o etanol faça a seguinte conta (valor do etano, dividido pelo valor da gasolina) logo se o valor der abaixo dos 0,70  (exemplo 0,667655), é mais vantagem abastecer com etanol. Mas se o cálculo der acima dos 0.70 (exemplo 0,73654) aí não compensa usar etanol.


Acelerar de leve:
Outra maneira de ajudar a economizar é a forma que você dirige seu carro, pois o jeito  que você troca as marchas e principalmente aceleração faz toda a diferença.

Vi vários videos no youtube de especialistas em mecânica de autos e todos são categóricos "motorista pé-de-chumbo" gasta muito grana com combustível, pois o sistema de injeção dos carros atuais são super inteligentes e capazes de entender a necessidade que o motorista dá o comando. 

Se você acha que pisar  fundo vai deixar seu carro mais forte ou rápido, lamento informar mas isso não faz diferença, pois o sistema de injeção dosa de forma progressiva combustível para o motor, imagine que o pedal do acelerador é como uma  torneira, quanto mais você abre, no caso pisa fundo, mais líquido ou combustível sairá. Por isso pé leve é o segredo, afaste o banco apoie o calcanhar e dirija acelerando bem leve, nada de pisar na tábua, você vai notar a diferença.

Trocas de marcha:
Aliado ao jeito que você acelera o carro as trocas de marchas são outro fator determinante para economizar se seu veículo tem câmbio manual segue uma tabela para  que você possa fazer as trocas no momento certo e garanta mais economia.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem