Igreja batendo de frente


A superação da violência é o tema da Campanha da Fraternidade de 2018, lançada nesta quarta-feira (14) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. As missas da Quarta-Feira de Cinzas que abrem a quaresma trataram da campanha. 

A Catedral da Sé em São Paulo ficou lotada. Na escadaria, jovens fizeram uma encenação contra a violência. “A gente tem que olhar o outro como se fosse nós mesmos”, afirma um jovem. "Fraternidade e superação da violência" é o tema da campanha. “Mais importante que tudo é reflexão sobre o que se pode fazer para superar a violência. 

Neste caso, a Campanha da Fraternidade propõe que primeiramente a violência não é um problema dos outros. É um problema de todos” afirma o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. No lançamento da campanha, em Brasília, foi lida uma mensagem do Papa Francisco. “A paz é tecida no dia a dia, com paciência e misericórdia, no seio da família, na dinâmica da comunidade, nas relações de trabalho, na relação com a natureza”, leu o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luís Fernando.

 A Campanha da Fraternidade lembra que o Brasil concentra 13% dos assassinatos que ocorrem em todo o mundo.

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, disse que o Judiciário tem papel importante no combate à violência.

“Essa pacificação que o Poder Judiciário procura permanentemente, que os juízes brasileiros em todo mundo, busca exatamente resolver de forma racional, aplicando o direito, repito, pela solução de conflitos, mas que precisa se transformar num momento de fraternidade, pois como aplicar a fraternidade quando a delicadeza com o outro, a crença no outro e a solidariedade com o outro não é a regra?”, declara a presidente.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem